Páginas

segunda-feira, 10 de novembro de 2008

Físicocoisas

A Física tem coisas engraçadas. Hahahahaha essa é boa fabão! Hihihihi!...
Não, agora a sério, tem mesmo, e não são só coisas do género rebentar fundos de garrafas, que isso é de facto hilariante mas tem os seus contratempos.

Há algum tempo travei conhecimento com um fenómeno designado "Casimir Effect". Decidi procurar um especialista na língua inglesa para me dizer qual seria a tradução para português. Não encontrei nenhum. Decidi portanto descobrir a tradução por mim, e cheguei à conclusão que o mais adequado é "Efeito Casimiro". Ora, se a alguma descoberta em qualquer ramo da ciência se tivesse dado o nome de "Efeito Casimiro" em honra do seu descobridor português, não seria preciso muito para provar que aquilo estava errado. "Efeito Casimiro" não inspira confiança, é um nome saloio e sem estilo, o que prova que as coisas ditas em Inglês soam muito melhor.

Qualquer gaijo se sente o maior ao dizer "Casimir Effect", independentemente do seu significado, e ninguém duvidará que um fenómeno com este nome é sem dúvida algo de extrema importância, possivelmente perigoso, e que faz muito barulho ou é espalhafatoso de alguma forma!
Mas se alguém me viesse dizer que viu o "Efeito de Casimiro", o melhor que conseguiria era um aborrecido " 'tá bem! ". Excepto se fosse uma gaija... boa! Mas tinha que ser mesmo BOA!

Isto deu-me uma ideia. Que tal um concurso de nomes parolos para leis científicas ou qualquer outro princípio do género? Digam-me os nomes mais engraçados de fenómenos que conhecem ou inventem os vossos!

4 comentários:

Shadow disse...

Beer–Lambert law -> Lei da Cerveja do Alberto

Church–Turing thesis -> Tese da Igreja-???

Law of Charles and Gay-Lussac -> Lei do Carlos e do Gay Lucas

Hooke's law - Lei do Gancho

regabofe disse...

Podemos inventar?

Lei do peido - é dar um peido!

Unknown disse...

shadow, acho que Albert é que é Alberto.. Lambert é tipo, lambreta?!

eu gosto da lei de job

Pok disse...

e a lei de blow? job!!!! ahahah!!!