Páginas

quinta-feira, 6 de novembro de 2008

Biocoisas

Como muita gente que me conhece sabe, tenho um grande apreço pelo meio ambiente e os animaizinhos e plantas, inclusivé ervas daninhas às quais sou alérgico e todo o tipo de bichos prejudiciais à saúde (excepto talvez o gafanhão, esse bicho nojento).

Esta semana tive a felicidade de tropeçar num programa da RTP2 intitulado "Biosfera", um programa dedicado à protecção ambiental e à informação dos telespectadores acerca de práticas amigas do ambiente. Por azar, apanhei uma parte do programa em que durante 10 minutos, a gaija vomita, com o auxílio de imagens computorizadas, dados atmosféricos que se verificaram ao longo do dia nas principais cidades: temperatura, humidade, pressão, estado do tempo, velocidade do vento, percentagem de ozono troposférico...

A pergunta que ninguém se lembrou de colocar é, para quê? Toda a gente sabe que os meteorologistas nunca acertam no tempo que faz amanhã, mas eles parece que resolveram isto dedicando-se agora ao estudo da meteorologia do dia que passou. Isto sim é ciência ao serviço da sociedade! Chegar a casa encharcado, e confirmar na RTP2 que de facto o que se passou foi aguaceiros e não um grupo rebelde de gaivotas que me cuspiu em cima, ou o despejo de um autoclismo de algum vaivém espacial. Que alívio!

Mas a quantidade de informação também me parece um bocado exagerada. Humidade? Pressão? O que é que uma pessoa faz com estes dados? Claro que isto para idosos aborrecidos deve ser um espectáculo. O Sr. Vítor chega a casa depois da tarde no jardim com os amigos a jogar cartas e liga o televisor: "Ah caraças, atão não é que o ti Zé tinha razão e tava 67% de humidade!? Ora porra, agora tenho que lhe pagar um jantar!... Ahhh! Eu sabia, 21.58 ºC ! Hehe, e aquele estúpido do Manel a insistir nos 21.57 . Quando é que ele vai aprender a ouvir aqui o craque?!"

Bem, era só mesmo isto. De resto o programa até parece que é bom, e ganhou o prémio Quercus 2007. Tendo em conta que, com este, sobe para dois o número de posts com carácter ambientalista no nosso blog, enquanto que o número de posts com piada mantém-se igual desde há 3 anos, não era de todo estúpido ponderar concorrer em 2009 a este prémio em vez da categoria de humor do SuperBock Super Blog Awards.

Por último, sublinho que este post não é uma resposta ao pedido do Rega. Não cedo a pressões externas, até porque "I don't feel pressure!". Mas para fazer posts só para encher chouriços, é preferível mostrar o número de visitas ao perfil!

=P

5 comentários:

anastomose disse...

Voltas a falar dos meus idosos com esse tom e eu juro que te rogo um prolapso rectal!

Parracho disse...

"Prolapso rectal - Um prolapso rectal é uma situação em que a parede do recto (região do tubo digestivo entre o cólon e o ânus) se invagina e tende a exteriorizar através do ânus." interessante consegues in"vaginar" a parede do recto do fabão? gostava de ver isso XD

Parracho disse...

estive a pensar melhor e afinal não gostava de ver isso!

Barbosa disse...

Parem de falar do meu querido recto, por favor!

regabofe disse...

O queijo limiano...