Páginas

sexta-feira, 22 de fevereiro de 2008

O maior post de sempre!

O Ministério do Ensino superior lançou hoje os resultados do inquérito levados a cabo no âmbito do emprego de Licenciados. Sem querer retirar importância ao post sobre o joguinho de futebol, achei que poderiam achar isto quase tão interessante e por isso aqui ficam algumas notas:


- O relatório revela que as áreas de estudo com maior número de desempregados são as Ciências Empresariais (16,2% do número total de desempregados); Formação de Professores/Formadores e Ciências da Educação (15,8%); Ciências Sociais e do Comportamento (13,0%); e Engenharia e Técnicas Afins (8,4%).

- No extremo oposto, com baixos níveis de desemprego, encontram-se os cursos de Serviços de Transporte (0,1%); Serviços de segurança (0,1%); Ciências veterinárias (0,3%); Matemática e Estatística (0,6%); e Informática (0,8%).

- O curso de Enfermagem do Instituto Superior de Saúde do Alto do Ave é o que gera maior número de desempregados por número de diplomados entre os cursos que geraram mais de 60 diplomados entre 2003 e 2006. Segue-se o curso de Filosofia da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra e o de Engenharia Química do Instituto Politécnico de Bragança. No quarto lugar deste "ranking" surge a licenciatura em Sociologia da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra e, em quinta posição, o curso de Ciências Históricas da Universidade Portucalense Infante D. Henrique.

- Já entre os cursos que geraram mais de 20 licenciados entre 2003 e 2006, a licenciatura de Gestão da Universidade Internacional foi a que gerou maior número de desempregados por número de diplomados. Segue-se o curso de Filosofia da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra e, em terceiro lugar, aparece o curso de Engenharia Química do Instituto Politécnico de Bragança. Na quarta posição deste "ranking" surge a licenciatura de Psicologia do Instituto Superior Miguel Torga. Em quinto lugar aparece o de Engenharia Biotecnológica, também do Instituto Politécnico de Bragança.

- O exemplo mais marcante é o do curso de Enfermagem do Instituto Superior de Saúde do Alto Ave, que licenciou 66 alunos entre 2003 e 2006, estando 49 actualmente desempregados, o que representa 74 por cento.

- No total, a área das Ciências Sociais e do Comportamento, que abrange cursos como Psicologia, Antropologia, Economia ou Relações Internacionais, por exemplo, representa 13 por cento dos licenciados inscritos nos centros de emprego.

- A área de Serviços Sociais, que abrange cursos como Animação Sócio-Cultural e Serviço Social, por exemplo, é paradigmática a este nível: os licenciados são apenas 2,2 por cento do total de diplomados no país, mas representam 4,5 por cento dos inscritos nos centros de emprego.


Portanto, deixando-nos de tretas, podemos resumir montanhas de informação a isto:

1º- O Parracho é o indivíduo com maiores probabilidades de ser empregado no final do curso (sem ter em conta o obstáculo racial);

2º- Vanessinha, foge daí!

Para o caso de alguém querer analisar com mais detalhe os resultados do estudo, aqui fica o link.

"A procura de emprego dos diplomados com habilitação superior"

Eu por exemplo descobri que Engenharia Física na Universidade de Aveiro tem apenas 2 desempregados, num total de 71 licenciados. É óbvio que aquilo não é propriamente o mais elucidativo pois não especifica se os 69 licenciados em E.F. com emprego estão a trabalhar nas obras ou em laboratórios de pesquisa avançada...

Proponho que os amigos da Costa deixem nos comentários o curso e Universidade. Eu vo esperar uns dias e no final farei um novo post com a informação relativa aos cursos mencionados.

3 comentários:

Parracho disse...

eheheheheh EET rula!!!

Unknown disse...

EET call home!

graças a esse site sei agora que em Ciencias farmaceuticas na faculdade de universidade do porto há 0,6% de taxa de desemprego (11 desempregados), se bem que agora já se sai com mestrado e não com licenciatura. ena pá.

Unknown disse...

pa, acredito q haja montes d economistas desempregados, tb ha mil cursos d economia no pais. Mas va la, na FEP os gajos dizem q no primeiro ano apos sairem de la 90% arranjam qlqr coisa, pode ser q inda arranje qlqr coisinha no continente..